Portal de Compras Governamentais do Maranhão

16/06/2021

Portal de Compras Governamentais do Maranhão é eleito a iniciativa prioritária que integra o Plano de Ação de Câmara Temática do Consórcio Nordeste

O “Portal de Compras Governamentais do Maranhão”, foi eleito, durante a reunião realizada hoje (16/06) como iniciativa prioritária e encabeçará as ações do Plano de Ação da Câmara Temática do Consórcio Nordeste. O Portal de Compras compõe o rol das ações do Governo do Maranhão para melhoria da gestão das compras públicas do Estado.

Durante a reunião foram elencadas as cinco prioridades que farão parte do Plano de Ação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) para compartilhamento de informações e práticas exitosas entre todos os estados da região.

Ao todo, foram apresentadas 12 iniciativas durante as Rodadas de Boas Práticas, sendo seis do Maranhão. Das 12, apenas cinco propostas foram selecionadas para serem apresentadas ao governador da Paraíba, João Azevêdo, líder da Câmara de Gestão Pública e Inovação, com o objetivo de integrar o Plano de Ação do Consórcio. O Maranhão é representado na Câmara pelas Secretarias de Estado de Programas Estratégicos (Sepe) e da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep).

O Portal de Compras Governamentais, foi implantado pelo Governo do Estado em 2017, sendo utilizado por todos os órgãos e entidades da Administração Pública Direta, autarquias e fundações. “A gestão do portal é realizada por meio do Sistema Integrado de Gestão Administrativa – SIGA, sendo responsável pela gestão e execução de toda a cadeia logística das compras públicas, desde o Planejamento de compras, gestão do processo de compras e contratos até o controle de almoxarifado e patrimônio, tudo de forma online e integrada, o qual proporciona maior agilidade segurança e transparência das informaçõesenfatizou a Secretária da SEGEP Flávia Alexandrina.

O coordenador da Câmara é o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da Paraíba, Gilmar Martins, que explicou as próximas etapas do trabalho, sendo a construção de um Plano de Ação voltado ao compartilhamento dessas iniciativas, além da elaboração de um E-book sobre a Câmara Temática de Gestão Pública e Inovação Tecnológica do Consórcio Nordeste.

Além do Portal de Compras Governamentais do Maranhão, também compõem o rol de ações selecionadas os programas “Cientista Chefe” do Ceará; “Educação Pública EAD (FGV), da Paraíba; e “Escola de Ti para Gestão Pública” e “Projeto de Levantamento, Cadastramento, Regularização e Registro do Patrimônio Imobiliário”, do Rio Grande do Norte.

Cartão Clube de Desconto do Servidor
Calculadora Iprev