O governo do Estado do Maranhão publicou no último dia 14 de setembro, o Decreto Estadual n° 36.161/2020 instituindo o Plano Anual de Compras Públicas do Governo do Estado do Maranhão.
O Plano Anual de Compras, conforme o Decreto, será um documento que consolidará, pela primeira vez, as previsões de demandas dos itens (bens, serviços, obras e soluções de tecnologia da informação e comunicações) que os órgãos ou entidades do Governo do Estado pretendem contratar no exercício financeiro subsequente.
“O Plano Anual de Compras Públicas além de promover a normatização e estimular o planejamento das aquisições públicas pelo gestor de compras de cada órgão, estabelecerá os parâmetros que nortearão os futuros processos de aquisições de bens e contratação de serviços comuns. Com a consolidação das demandas dos diversos órgãos, pretendemos antecipar suas necessidades e, a partir daí, elaborar estudos e projetos que garantam a regularidade, continuidade, qualidade e segurança das compras públicas, em especial os realizados por meio do Sistema de Registro de Preços”, enfatiza a Secretária Flávia Alexandrina.
Fruto de uma gestão comprometida com resultados, a institucionalização do Plano Anual de Compras compõe o rol de ações estabelecidas pelo Governo do Estado e executadas pela SEGEP para melhoria e modernização da gestão pública. Ele se propõe a identificar oportunidades de otimização dos recursos disponíveis e de aprimoramento dos processos de trabalho relacionados as compras públicas.
Vantagens
Com a elaboração do Plano Anual de Compras será possível um mapeamento do comportamento de consumo dos órgãos, onde materiais/itens adquirido em quantidades significativas tende a ser obtido pelo menor preço e com maior qualidade. Possibilitando ainda a aquisição de produtos no tempo certo e em quantitativos adequados, facilitando a organização de cada órgão em termos de logística de aquisição/utilização.
Será ainda um processo de aprendizado para os servidores envolvidos nos procedimentos de estruturação do Plano Anual de Compras, uma vez que a dedicação para elaborar tal instrumento passa pela necessidade de capacitação e treinamento, repercutindo no desempenho geral da gestão.
Possibilitará o fortalecimento das políticas voltadas a determinados setores da economia, como por exemplo, as Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Microempreendedores Individuais nas compras públicas, propiciando um melhor planejamento das empresas, o que será refletido na qualidade dos itens e serviços prestados, haja vista a possibilidade de antecipação da demanda e padronização dos itens a serem adquiridos.
Elaboração do Plano
A primeira etapa da elaboração do Plano Anual de Compras consiste na definição de um calendário/agenda, definindo as datas-limites, e no levantamento de necessidades junto às unidades gestoras responsáveis pela identificação das demandas dos diversos órgãos do Estado.
A elaboração é individualizada e a definição de quantitativos que comporão o Plano será de responsabilidade de cada órgão e/ou entidade pública estadual, ou seja, caberá a cada ente, levantar e relacionar as suas propostas de novas aquisições e contratações, além de listar as contratações de natureza continuada que serão renovadas no exercício seguinte.
O Plano Anual será gerenciado e executado por meio do módulo de Plano de Compras do SIGA, devendo os órgãos providenciarem o cadastramento dos servidores responsáveis pelas atividades a serem desenvolvidas, sendo a indicação de servidores que atuam preferencialmente no setor demandante ou na unidade responsável pelo processo de compra.
As informações serão alimentadas diretamente no Sistema SIGA, e os dados a serem lançados compõe-se basicamente das estimativas de demanda por materiais e serviços necessários para as atividades regulares do órgão ou entidade e o alcance das metas previstas no Plano Plurianual; a programação das aquisições, com respectivos cronogramas e demonstrativos de quantidades e a previsão do dispêndio financeiro e informações relativas às dotações orçamentárias às contas das quais ocorrerá o gasto.
Esses dados deverão ser analisados e compilados levando em conta a agregação de demandas da mesma natureza, devendo estes estar alinhados aos objetivos estratégicos e diretrizes do órgão, realizando se necessário a adequação e, após, submetendo a posterior a aprovação pelo Ordenador de Despesas, com a consequente construção do calendário de licitação do órgão.
O Plano Anual de Compras precisará ser aprovado pelo ordenador de despesas ou pela autoridade competente do órgão ou entidade e, posteriormente, ser encaminhado à SEGEP.
Divulgação do Plano
A SEGEP, após consolidados, publicará no Portal de Compras Governamentais e/ou nos sites oficiais dos órgãos a relação dos itens e seus respectivos quantitativos até o último dia de cada ano, de modo a conferir maior previsibilidade às compras que o Estado planeja efetuar, o que permitirá aos fornecedores interessados se antecipar e melhor programar a sua oferta de produtos, o que contribui para obtenção de melhores condições de negociação para ambas as partes.
Cronograma de elaboração
A SEGEP disponibilizou o cronograma abaixo para elaboração do Plano Anual de Compras Públicas 2021, estabelecendo as datas limites para cada uma das etapas.
Cronograma de elaboração do Plano Anual de Compras Públicas – Exercício 2021 |
|||
Atividades |
Responsável |
Início |
Fim |
Implantação e definição de Metodologia para elaboração do Plano Anual |
SEGEP |
Até 30/09/2020 |
|
Definição das listas fechadas de itens para Registro de Preços |
SEGEP |
01/10/2020 |
15/10/2020 |
Inserção e envio das demandas que pretendem adquirir/contratar nas listas fechadas e abertas pelas Unidades Demandantes |
Unidades/órgãos |
01/10/2020 |
30/10/2020 |
Consolidação dos itens solicitados e cadastramento do Plano |
SEGEP e unidades |
01/11/2020 |
15/11/2020 |
Inclusão, exclusão ou o redimensionamento de itens do Plano visando à sua adequação à proposta orçamentária do órgão |
Unidades |
16/11/2020 |
30/11/2020 |
Ciência e Aprovação das demandas pela autoridade competente |
Unidades |
Até 30/11/2020 |
|
Adequação do Plano Anual ao orçamento aprovado |
Unidades |
15 dias após a aprovação da LOA 2021 |
|
Acompanhamento e Controle do Plano Anual de Compras Públicas |
Unidades |
30/05/2021 |
31/12/2021 |
Divulgação do Plano Anual de Compras públicas para 2021 |
SEGEP e Unidades |
01/12/2020 |
31/12/2020 |
A coordenação da implantação ficará a cargo da equipe técnica da Secretaria Adjunta de Registro de Preços – SARP/SEGEP. Para maiores informações entrar em contato pelo e-mail: Planejamento.sarp@segep.ma.gov.br