PORTAL DA TRANSPARÊNCIA  |     |  

Servidores públicos participam de palestra sobre prevenção do câncer de próstata

14/11/2018

/Rodas de conversa e ações de saúde promovidas pelo Governo mobilizaram vários servidores, no início da semana.

Esclarecimentos acerca da prevenção do câncer de próstata e outras doenças que acometem o órgão genital masculino foram temas das rodas de conversas realizadas na tarde de segunda-feira (12), no auditório da Casa Civil e na Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). Ministradas, respectivamente, pelo médico urologista e cirurgião geral, Antonio Sérgio Leite Minervino, e a enfermeira da Coordenação de Humanização do Hospital Aldenora Bello, Rosana Teixeira Cunha, as palestras integram a programação alusiva ao Novembro Azul, promovida pelo Governo, por meio da Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep).
 
Membro da Sociedade Brasileira de Urologia, Antonio Minervino, que atua no Hospital do Servidor e na equipe de transplante renal do Hospital Universitário (HUUFMA), afirma que as palestras sobre saúde masculina são importantes para a quebra de tabu e conscientização dos homens quanto à prevenção e o tratamento de doenças. “Apesar do câncer de próstata ser o foco do Novembro Azul, aproveito para falar de outras doenças, como as DSTs, os cânceres de testículo e pênis, muito comum no Estado, infelizmente. A palestra é uma iniciativa relevante, porque ajuda na transmissão de conhecimentos aos servidores”, comentou o médico.
 
Ao final da explanação, o convidado Alexandre Aguiar Nicácio, funcionário aposentado da Vale, relatou sobre a descoberta do câncer de próstata em 2016, o tratamento e a cura da doença. “Hoje, estou muito bem. Mas, já me cuidava antes mesmo de descobrir a doença. É preciso ficar atento, pois, a omissão e o silêncio do homem permitem o desenvolvimento do câncer e pode levá-lo à morte”, enfatizou.
 
Para Benedito Militão Costa, servidor da Casa Civil, além de esclarecedora, a roda de conversa também ajuda a desinibir e incentiva o homem a se prevenir contra o câncer. “A palestra esclareceu e tirou dúvidas. Ela também estimula a realização do exame de próstata, que ainda é visto com preconceito pela maioria dos homens. Achei uma ação muito importante e espero que se repita”, afirmou. 
 
Ação de saúde

Conforme programado, na terça-feira (13), a Segep realizou uma ação de saúde em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), no hall do Edifício Clodomir Milet. Na ocasião, foram oferecidos aos servidores, serviços de aferição da pressão arterial, checagem do índice de massa corporal (IMC) e orientação nutricional, além de degustação de alimentos saudáveis.
 
“Esta é a terceira ação que participo. Gosto bastante e acho as orientações muito importantes. Aproveito a oportunidade para me informar mais e, com isso, evitar futuros problemas de saúde”, diz João Silva Pinto, servidor da Secretaria de Estado da Infraestrutura.
 
A próxima ação referente ao Novembro Azul está programada para o dia 21, das 14h às 16h, na Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), onde serão oferecidas aferição de pressão arterial, orientação nutricional e exame de bioimpedância.
 

VALORIZAÇÃO

Clube de Desconto do Servidor
Perícias Médicas Iprev

FORMULÁRIOS

Perícias Médicas Iprev

SISTEMAS

Acesso Rápido

Ouvidoria
Boletim Segep

Links Úteis

Contatos

Contatos

Ouvidoria/Portal do Servidor:
(98) 3210-3218, (98) 3210-3249
Bem-Estar
(98) 98487-8404
Funben
(98) 3311-4700, (98) 3210-3246 e (98) 3210-3230
Horário de funcionamento: 8h às 18h
Horário de atendimento: 8h às 18h
Localização

Localização

Av. Jerônimo de Albuquerque, Edifício Clodomir Milet, s/nº, Calhau - São Luís/MA. CEP: 65074-220