PORTAL DA TRANSPAR√äNCIA  |     |  

Semana da Mulher: Roda de Conversa sobre enfrentamento à violência contra a mulher mobiliza servidoras do Estado, nesta quarta-feira (7)

08/03/2018

Nesta quarta-feira (7), terceiro dia de ações comemorativas da semana dedicada à mulher, dezenas de servidoras estaduais, que atuam no Centro Administrativo do Estado (CAE), participaram da Roda de Conversa sobre o tema “Desconstrução do Machismo e Respeito às Diferenças”, no Auditório do Palácio Henrique de La Roque, no Calhau. A delegada Kazumi Tanaka, que coordena as Delegacias de Atendimento e Enfrentamento à Violência contra a Mulher no Estado, conduziu o diálogo, além de explanar sobre o assunto. Ao final do evento, houve sorteio de brindes para as servidoras.
 
“Sempre que sou convidada para falar, faço o possível para comparecer. Porque, se me proponho a trabalhar com a questão do enfrentamento à violência e a com a garantia dos direitos das mulheres, tenho que conhecer de perto, saber quais são as demandas delas”, diz a delegada Kazumi Tanaka, referindo-se e agradecendo ao convite da Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), que coordena as ações especiais da Semana da Mulher, para falar sobre o assunto às servidoras.
 
“Cada uma de nós tem sua singularidade. Temos de trabalhar com essas singularidades, com a complexidade do que é ser mulher, com a dificuldade do enfrentamento à violência. Por isso, precisamos saber o que é esse fenômeno que nos atinge, que renega nossos direitos, restringe nossas liberdades, para, a partir da desconstrução e desnaturalização desse contexto, conseguirmos reconstruir nossas posturas, nossos modos de viver, nossas relações dentro da família, do ambiente de trabalho, para, enfim, vivermos melhor, mais felizes”, esclareceu a delegada.  
 
Como delegada, Kazumi Tanaka tem larga experiência no assunto. Há tempos, não só trabalha com a questão da mulher, como dialoga com vários movimentos de mulheres. Também atua em prol da construção, do fortalecimento e da consolidação da política pública do Estado de enfrentamento à violência contra a mulher. 
 
“Várias ações estão sendo postas em prática, não apenas dentro do Sistema de Segurança Pública do Estado, como também dentro de outras secretarias, organizações governamentais e não governamentais. Entendemos que, quando a causa é social, ela é de todos. Nós nos unimos, dialogamos, discutimos estratégias e a construção dessa política pública. Porque, só com a política pública fortalecida é que vamos conseguir redimensionar, desconstruir o que está aí e estabelecer um mundo de mais igualdade e respeito”, defende a delegada.
 
A servidora da Casa Civil, Solange Helena Carvalho Costa das Neves, achou a abordagem da roda de conversa bastante interessante. “A delegada Kazumi nos prestou vários esclarecimentos importantes. Sabemos que a violência contra a mulher é fato, infelizmente. Mas, não temos a dimensão exata da incidência dessa violência, em nosso Estado. Ela nos mostrou isso, citou inclusive alguns exemplos. Então, foi gratificante, gostei demais. Ela também pediu para que nós, mulheres, nos juntássemos e fossemos fortes, para combater a violência”, comentou Solange.
 

Mais Fotos

Semana da Mulher: Roda de Conversa sobre o enfrentamento à violência contra a mulher .
Clube de Desconto do Servidor

VALORIZAÇÃO

Clube de Desconto do Servidor

NORMATIVAS

Regulamento do Centro Social do Servidor
Regulamento do Centro Social do Servidor
Regulamento do Centro Social do Servidor

FORMUL√ĀRIOS

SISTEMAS

Acesso R√°pido

Senha para o Portal do Servidor
Boletim Segep
Boletim Segep
Boletim Segep

Links √öteis

Contatos

Contatos

Localização

Localização

Av. Jer√īnimo de Albuquerque, Edif√≠cio Clodomir Milet, s/n¬ļ, Calhau - S√£o Lu√≠s/MA. CEP: 65074-220