ESCOLA DE GOVERNO DO MARANHÃO CELEBRA RESULTADOS DE 2013 EM NOVA SEDE

06/02/2014

A Escola de Governo do Maranhão EGMA, que tem por objetivo capacitar e desenvolver servidores públicos estaduais em suas competências comuns e específicas, comemora os resultados alcançados no ano passado por meio do Programa de Qualificação do Servidor Público Estadual. O balanço das atividades contabilizou 3.832 capacitações realizadas ao longo de 2013, atendendo demandas de 23 municípios maranhenses, onde além de São Luís, desta: Açailândia, Imperatriz, Carolina, Coroatá, Caxias, Pedreiras, Pinheiro, São Raimundo das Mangabeiras, São Bento e Balsas.

Os cursos oferecidos foram classificados como: abertos, personalizados, inclusão digital e projetos especiais na modalidade presencial. Todos abordando temáticas diversificadas relacionadas às múltiplas áreas do conhecimento, conforme as necessidades dos órgãos da esfera pública estadual. O conteúdo programático dos cursos ofertados foi agrupado em módulos temáticos relativos à Modernização Administrativa, Desenvolvimento Gerencial, Tecnologia da Informação e Eventos Temáticos; todos realizados e desenvolvidos no ambiente da EGMA ou em centros de treinamentos de órgãos parceiros.

Com o resultado alcançado, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência SEGEP, demonstra mais uma vez, sua sensibilidade em revitalizar a máquina administrativa, proporcionando meios pelos quais os servidores possam adquirir novos conhecimentos, um exemplo disso é a Unidade Móvel da Escola de Governo que percorreu 13 municípios maranhenses, proporcionado à inclusão digital de dezenas de servidores em um ambiente aconchegante e moderno.

Para o diretor da EGMA, Carlos Henrique Paixão a modernização do setor público não se promove apenas com equipamentos modernos, segundo ele é necessário profissionalizar os seus servidores, acerca desse entendimento afirma: “A atualização constante dos servidores públicos é o único caminho capaz de tornálos aptos a desenvolverem suas atividades diárias, com agilidade e eficiência, proporcionando ao cidadão o acesso a serviços de qualidade, em todas as ações desenvolvidas pelo Estado”.

NOVA SEDE DA EGMA

Além do grande desempenho obtido em 2013, a EGMA, que antes ficava localizado no bairro do São Francisco, comemora também a sua nova sede, situada na Av. Vitorino Freire, 1969 no bairro da areinha. O prédio que abriga a nova instituição atende normas fundamentais de acessibilidade e segurança, contemplando dois setores: setor administrativo e setor educacional, este com estrutura composta por sete salas de aula, cada uma com capacidade para quarenta alunos; dois laboratórios de informática, com capacidade para vinte alunos cada; auditório para 150 pessoas; além de biblioteca e amplo estacionamento.

Tendo como subsídio o mapeamento de expectativas e demandas de capacitação, realizado por meio de pesquisa junto aos gestores e servidores nos meses de dezembro e janeiro, a equipe técnica da EGMA está finalizando o planejamento das ações de qualificação para este ano.  O Programa de Qualificação 2014 será lançado no dia 15 de fevereiro, quando inclusive será disponibilizado neste site e outros veículos de comunicação institucional.

No decorrer de 2014 será mantida a parceria entre a Escola de Governo e a Escola Nacional de Administração Pública, além da expansão da interiorização das ações do Programa de Capacitação e de Inclusão Digital, por meio da Unidade Móvel. Fruto de muito empenho e planejamento, outra novidade que a instituição oferecerá este ano é a inscrição online, que será uma nativa para o servidor fazer inscrições por meio do site, de forma prática e confortável. A EGMA dará início ao seu calendário de cursos no mês de março, quando abrirá as portas de sua nova sede para receber os servidores com uma ampla e completa grade de cursos, especialmente elaborados para atender as necessidades do servidor público do estado do Maranhão.