PORTAL DA TRANSPARÊNCIA  |     |  

Vencedores do Prêmio Você Faz a Diferença focam em ética, meio ambiente e convivência

06/11/2017

/Criação de um Pelotão Mirim para evitar condutas delituosas e ajudar na recuperação de valores familiares. Esse foi o projeto do tenente-coronel da Polícia Militar do Maranhão, Juarez Medeiros Sobrinho que lhe rendeu o 1° lugar no Prêmio Você Faz a Diferença.
 
O prêmio foi uma iniciativa do Governo do Maranhão para revelar talentos entre os servidores do Executivo estadual e incentivar ideias que inovem e contribuam para a gestão.
 
O Pelotão Mirim idealizado por Juarez Medeiros surgiu em 2016 na cidade de Balsas e visa orientar, acompanhar e entreter crianças e adolescentes entre 10 e 16 anos de idade.
 
“As crianças que entram em nosso projeto recebem ensinamentos que são levados para a vida toda. Falamos sobre as leis, desde o Estatuto do Idoso à Lei Maria da Penha.  Essas crianças e adolescentes acabam se tornando disseminadores com papel importante na sociedade”, diz o tenente-coronel.
 
Ele conta que na primeira edição do projeto houve mais de 2 mil alunos inscritos, sendo 240 aprovados.
 
Formando o pequeno cidadão, o projeto tem como objetivo transmitir valores éticos, além de aproximar a comunidade da PM. Entre as disciplinas oferecidas estão ética e cidadania, educação para o trânsito, meio ambiente, noções de direitos humanos, noções de primeiros socorros, prática esportiva e prevenção e enfrentamento às drogas e violência.
 
Meio Ambiente
 
Em 2º lugar, a policial Edilene Soares da Silva apresentou o projeto de renovação da Brigada Voluntária Ambiental. A ideia é promover a conscientização ambiental com uma nova roupagem, para colaborar com as autoridades, principalmente a Polícia Militar. /
 
O programa é executado a partir da educação, do civismo, da recreação e do cuidado com o meio ambiente. A Brigada busca assegurar com total prioridade os direitos à vida, à saúde, ao esporte, ao lazer, à dignidade, ao respeito, ao convívio familiar e comunitário e principalmente à conscientização da preservação do meio ambiente.
 
Um dos objetivos é potencializar as ações de Educação do Batalhão de Polícia Ambiental de forma a dar aos jovens moradores dos polos Coroadinho e Área de Preservação Ambiental do Itapiracó, em São Luís, condições favoráveis de conhecer e defender o meio ambiente, contribuindo também para a formação profissional.

Humanização
 
/A servidora pública Raíssa Padilha, que trabalha na Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), conquistou o 3º lugar com o projeto Atividades de Integração. A ideia é integrar os servidores para além das tarefas diárias, estimulando o diálogo, o cuidar do outro e o cuidar do ambiente de trabalho.  A diretriz é a humanização, já que, em algumas circunstâncias, o conflito entre servidores pode criar ruídos para que determinado órgão alcance resultados mais eficientes.
 
“O Prêmio Você Faz a Diferença possibilitou aos servidores do Estado, sem distinção, participar do processo de gestão governamental, fato que considero de extrema relevância, pois sempre vai ter algum servidor esperando a oportunidade para pôr suas ideias em prática”, diz Raíssa.
 
Para a funcionária, sem a humanização no trabalho, nenhum projeto organizacional amadurece e muito menos gera resultados significativos. “Para mim, enquanto recém-formada em Administração e há tão pouco tempo no mercado, ter ganhado esse prêmio representa muito do ponto de vista pessoal e profissional”, diz.
 
Fonte: Secap

Clube de Desconto do Servidor

VALORIZAÇÃO

Clube de Desconto do Servidor

NORMATIVAS

Regulamento do Centro Social do Servidor
Regulamento do Centro Social do Servidor
Regulamento do Centro Social do Servidor

FORMULÁRIOS

SISTEMAS

Acesso Rápido

Senha para o Portal do Servidor
Boletim Segep
Boletim Segep
Boletim Segep

Links Úteis

Contatos

Contatos

Localização

Localização

Av. Jerônimo de Albuquerque, Edifício Clodomir Milet, s/nº, Calhau - São Luís/MA. CEP: 65074-220