Perfil – Dedicação ao serviço público

19/10/2016

onceição de Maria Gonçalves Nascimento, conhecida como Ceiça Nascimento, iniciou suas atividades como servidora pública, em agosto de 1992, na Secretaria de Administração do Estado do Maranhão, atual Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), após aprovação no concurso para Digitadora.

Na época, lotada na Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas, prestava serviço na área de informática, conhecimento adquirido por meio de cursos oferecidos pelo antigo Instituto de Desenvolvimento de Recursos Humanos (IDRH).

Em 1993, assumiu seu primeiro grande compromisso na função, como coordenadora – junto à empresa contratada – da redigitação do Projeto Censo do Servidor Público do Estado e da digitação da Auditagem dos Professores do Estado. Com a implantação do Departamento de Qualidade, responsável pelo Programa de Qualidade do Estado, foi removida para dar apoio administrativo ao setor.

No ano seguinte, em 1994, com a criação da Escola de Gestão Pública do Maranhão (EGPM), responsável pela pós-graduação dos servidores públicos (naquele tempo, o IDRH capacitava os servidores de nível médio e a EGPM os de nível superior), passou a exercer o cargo de Diretora da Divisão de Apoio Instrucional. Coordenou, ainda, o V Curso de Especialização em Gestão Pública, ministrado em parceria com o Centro Educacional de Tecnologia em Administração da Bahia (CETEAD).

Em 1998, com a criação da atual Escola de Governo do Maranhão (EGMA), Ceiça passou a desenvolver suas atividades como assessora do Gabinete da EGMA. “Atuava no Departamento de Comunicação e Editoração, setor responsável pela Coordenação dos Cursos de Informática, Relatórios e Programação Visual da EGMA. Na época, fui designada para coordenar o Grupo de Tecnologia da Informação, responsável, por assim dizer, pelos processos de inovação na Escola”, lembra.

Formada em Administração, com especialização em Gestão de Pessoas, Ceiça já atuou em praticamente todos os setores da Escola de Governo, ao longo dos 18 anos dedicados à instituição. Atual diretora da EGMA, desde março de 2016, Ceiça se orgulha de ter sido escolhida meritocraticamente para o cargo. “Estou buscando fazer valer todas as experiências vividas nestes 24 anos de serviço público. Até o mês de setembro, a Escola de Governo do Maranhão já certificou 6.107 servidores, dentre estes, 2.232 capacitações em 28 dos 30 municípios atendidos pelo Plano Mais IDH do Estado”, declara.

Ceiça acredita que o caminho para a melhoria do Estado é a formação dos seus pares, a exemplo da sua própria história de vida profissional, pautada na formação continuada. “Neste sentido, mantenho como filosofia de capacitação, na EGMA, uma matriz de capacitações elencadas no desenvolvimento da Cidadania, Competência Técnica e Competência Humana”, afirma. “Como diretora, meu grande desafio, agora, é trazer cada vez mais o servidor público do Estado para dentro da Escola de Governo”, declara Ceiça Nascimento.