Governador Flávio Dino e ministro Gilmar Mendes participam de encerramento da qualificação para servidores

02/09/2016

O governador Flávio Dino conduziu, na manhã desta sexta-feira (2), a cerimônia de certificação do curso ‘Aperfeiçoamento e Atualização nos Fundamentos e Procedimentos da Administração Pública’, direcionado ao servidor público estadual. A formação, que teve como objetivo qualificar o servidor público a fim de garantir uma melhor prestação de serviço à população, também contou com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, no encerramento.

Promovido pela Escola de Governo do Maranhão (Egma), em parceria com Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), o curso teve duração total de 102 horas/aula e capacitou 354 servidores de órgãos e municípios diversos, que agora estarão ainda mais aptos a prestar serviços de qualidade aos maranhenses.

“Estamos recebendo a honrosa vista do ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal na conclusão do curso de capacitação dos nossos servidores. É muito importante que nós possamos fazer esse investimento permanentemente, porque diante das injustiças sociais acumuladas historicamente no nosso estado, nós precisamos de um serviço público preparado e apto para enfrentar esses desafios”, relatou o governador.

O ministro Gilmar Mendes também reiterou a importância da valorização constante dos servidores. “Estou muito feliz de participar do encerramento desse curso, que foi ministrado pelo IDP, em convênio com o Governo do Estado, e certamente temos que investir muito na qualificação dos servidores. A gente sabe que um dos grandes déficits do país é qualidade da gestão, a qualidade do serviço público. E isso precisa ser enfatizado e superado”, defendeu o ministro.

Curso

O governador agradeceu a parceria com o IDP, pela soma de esforços com o Estado. “Nós agradecemos muito a parceria do Instituto Brasiliense de Direito Público, uma instituição muito credenciada e respeitada no nosso país e que gentilmente conveniou conosco e fez o provimento do curso, do conteúdo e professores”, destacou Flávio Dino.

O curso proporcionou, aos servidores participantes, o aprofundamento dos conhecimentos relacionados a temas relevantes para o seu aperfeiçoamento e, consequentemente, na construção de uma visão mais profissional sobre o exercício da função pública.

A diretora do IDP, Fatima Cartaxo, explicou que, no decorrer do curso, foram abordados temas que montam o tripé da eficiência no serviço público, como Fundamentos Básicos da Administração Pública; Procedimentos Administrativos; e Responsabilidade dos Agentes Públicos.

“Foi um curso construído desde o início com a Escola de Governo do Maranhão, nós tínhamos os professores, mas desenvolvemos o conteúdo programático conjuntamente. Ele foi semipresencial, com aulas a distância e ao final de cada módulo houve encontros presenciais em que fazíamos a aplicação prática que eles tinham em suas repartições com relação aos conteúdos estudados nos módulos. Também tínhamos al
gumas palestras magnas para fazer esta ligação entre o conhecimento mais estratégicos e a realidade deles”, explicou Fátima Cartaxo.

Dos 354 servidores capacitados, 269 receberam o certificado de conclusão e 85 servidores obtiveram certificado de participação. Rafaela Teles Pinheiro é professora em Itapecuru e recebeu, das mãos do governador, o certificado de conclusão do curso. “Foi muito significativo, até porque, quando eu iniciei o curso, eu sabia muito pouco sobre direito, sobre processos administrativos. E hoje eu posso dizer que, com esse curso de aperfeiçoamento, a minha qualificação melhorou. Foi muito gratificante. Indico aos colegas. Dá para a gente melhorar a visão de como agir melhor dentro da escola e fora dela também”, opinou a professora.

(98) 3131-4191, (98) 3131-4192 e (98) 3131-4116