‘Encontro Regional de Gestão Governamental’ reúne servidores das regionais de Rosário/Itepecuru-Mirim e Santa Inês

25/07/2016

Equipes do Governo do Estado continuam viajando pelo interior do Maranhão para divulgar, debater e planejar, junto com os servidores públicos de todas as regiões, as principais ações do governo durante o ‘Encontro Regional de Gestão Governamental’. Nesta segunda-feira (25) as ações do governo foram apresentadas aos servidores das regionais de Rosário/Itepecuru-Mirim e Santa Inês.

Os secretários de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jhonatan Almada, e da Juventude (Seejuv), Tatiana Pereira, conduziram o encontro realizado na regional de Santa Inês onde houve uma grande participação de servidores do município e de cidades da região como Zé Doca, Carutapera, Araguanã, Nova Olinda do Maranhão e Centro Novo do Maranhão.

“O encontro faz parte de uma estratégica de divulgação e debate para que possamos apresentar as principais ações de governo desenvolvidas em cada região do estado”, enfatizou Jhonatan Almada. “Esperamos que os servidores, ao conhecer a visão global de tudo que o governo está realizando naquele lugar, também sejam agentes multiplicadores dessas ações, e, ao mesmo tempo, afirmem o projeto de desenvolvimento e mudança que atualmente é conduzido pelo governador Flávio Dino”, acrescentou Almada.

A região do Vale do Pindaré, segundo destacou o secretário, é uma das mais contempladas, do ponto de vista da Ciência e Tecnologia. Ele citou como exemplo ações importantes como a implantação da Unidade Plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) implantado em Pindaré-Mirim, o Iema Vocacional de Santa Inês, além de outras iniciativas de formação como os cursos de capacitação profissionalizante, o Aulão do Enem, o Programa Luminar e a Caravana da Ciência.

Para a secretária Tatiana Pereira os encontros são fundamentais para fortalecer os vínculos entre os servidores. “Esses eventos são essenciais para pensar a gestão de forma compartilhada, pensar o governo, pensar as mudanças já concretizadas pelo governo Flávio Dino neste um ano e meio de gestão”, disse a secretária, ressaltando que o evento na regional de Santa Inês foi extremamente positivo.

A servidora Natália Sarmento, que trabalha na regional Santa Inês, com Educação e Saúde destacou que o evento “foi um dos momentos de contato, de transparência, de averiguar as necessidades e o que já foi promovido em termos de políticas públicas”, disse a servidora. Para ela, “de fato esse é um governo de todos e para todos, já que o diálogo é um pilar da gestão, que chega a todas as regiões do estado, como com as edições dos Encontros Regionais de Gestão Governamental e com as Escutas Territoriais”, completou Natália.

Regional Rosário/Itapecuru-Mirim

A regional Rosário/Itapecuru-Mirim também sediou, nesta segunda (25) uma edição do ‘Encontro Regional de Gestão Governamental’. Servidores públicos de 26 municípios da região participaram do evento, que ocorreu no Sindicato Intermunicipal dos Servidores. As ações do Governo do Maranhão foram apresentadas pelos secretários de Estado da Gestão e Previdência (Segep), Lílian Guimarães, e do Esporte e Lazer (Sedel), Márcio Jardim.

Durante a sua explanação, a secretária de Estado da Gestão e Previdência, Lílian Guimarães, destacou a importância da realização dos encontros. “Esse é um momento muito importante para todos que compõem a equipe do Governo do Maranhão, pois temos a certeza de estarmos ampliando a participação dos servidores na agenda governamental e na execução das políticas públicas”, afirmou ela.

Dentre as ações realizadas pelo Governo do Maranhão em prol do funcionalismo público, a secretária Lílian destacou o compromisso do governador Flávio Dino em manter o pagamento dos servidores em dia, antecipando sempre que há viabilidade financeira para o Estado, o que vem acontecendo todos os meses.

Lílian Guimarães ressaltou, ainda, a construção do novo Hospital do Servidor.  A unidade terá capacidade para atender 110 mil servidores estaduais, também contará com estrutura ambulatorial completa, reunindo consultórios médicos, oftalmológicos, odontológicos, unidades de terapia intensiva (UTI), urgência e emergência, com leitos de estabilização e observação para crianças e adultos.

O secretário de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Márcio Jardim, ressaltou o compromisso do governo em manter o diálogo permanente com os servidores de todos os municípios maranhenses.  “O governo Flávio Dino não mede esforços para investir em ações que beneficiem os servidores de todos os municípios maranhenses”, destacou Jardim.

Além de Rosário e Itapecuru, a regional é composta por outros 24 municípios: Axixá, Anajatuba, Arari, Bacabeira, Barreirinhas, Belágua, Cachoeira Grande, Cantanhede, Humberto de Campos, Icatu, Morros, Matões do Norte, Miranda do Norte, Nina Rodrigues, Presidente Juscelino, Primeira Cruz, Pirapemas, Presidente Vargas, Santa Rita, Santo Amaro do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos, Vargem Grande e Vitória do Mearim.

Para a gestora regional de Saúde de Rosário, Elizabete de Cássia Menezes, o  evento ampliou a participação dos servidores na agenda governamental e na execução das políticas públicas. “É muito importante que o Governo do Maranhão esteja se reunindo com os servidores, pois nós também fazemos parte da mudança que o governador Flávio Dino está fazendo no Maranhão”, afirmou.

O calendário de encontros iniciou em São Luís, no dia 12 de julho, e seguiu para as regionais de Pinheiro (13), Codó (14), Imperatriz (15), Bacabal (19), Chapadinha (20), Barra do Corda (21), Timon (22), Rosário (25) e Santa Inês (25) e encerra nas regionais de São João dos Patos e Balsas nesta terça-feira (26), alcançando todas as regiões maranhenses.