Palestras iniciam 3º módulo da capacitação de servidores públicos estaduais, na Egma

14/05/2016

“Os temas tratam de questões de suma importância no dia a dia dos órgãos. Por isso, não podemos desperdiçar as palestras presenciais. Temos de participar, perguntar, tirar dúvidas, aproveitar essa gama de conhecimentos que estão sendo repassados para nós, nesta capacitação”, afirmou o servidor da Secretaria de Estado da Saúde, Carlos Eduardo Chagas de Carvalho, a respeito das palestras de abertura do 3º módulo do curso Aperfeiçoamento e Atualização, que ocorreram na Escola de Governo do Maranhão (Egma), na tarde de sexta-feira (13). Carlos participa da capacitação na modalidade Ensino a Distância (EaD), oferecida pelo Governo do Estado em parceria com o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).

Com o tema “Procedimentalizar sem burocratizar: Desafios da Licitação e Processo Administrativo Disciplinar”, as palestras foram ministradas pelas professoras doutoras, Anna Carla Chrispim e Olívia Freitas. Dirigidas aos servidores estaduais inscritos na capacitação, para que estes possam ter acesso às informações, as conferências são disponibilizadas na plataforma online do instituto.

Sobre a importância das palestras de abertura dos módulos, a diretora da Escola de Governo, Ceiça Nascimento, comenta que, “a realização destas, dentro da modalidade do Ensino a Distância, possibilita ao aluno tirar dúvidas de forma presencial, além de aproximá-lo dos colegas de curso. Poderíamos dizer que, as palestras, seriam uma forma de humanizar o EaD”.

Após as palestras, os servidores que participaram do evento, receberam um exemplar do livro “Termo de Referência: o impacto da especificação do objeto e do termo de referência na eficácia das licitações e contratos”, dos autores Jair Eduardo Santana, Tatiana Camarão e Anna Carla Duarte Chrispim.

Palestras

Na exposição sobre “Processo Administrativo Disciplinar”, Olívia Freitas falou dos direitos do servidor público e das proibições, dentro do processo disciplinar. Também apresentou casos concretos, para que os servidores possam compreender os conceitos do regime jurídico do Maranhão.

Referente aos “Desafios da Licitação”, Anna Carla Chrispim tratou dos processos licitatórios, focando mais apuradamente sobre os antecedentes do macroprocesso de suprimento do Estado e as relações entre a eficiência do processo, a eficácia dos seus resultados e a efetividade do atendimento do interesse público. “Especialmente para os servidores do Maranhão, demonstramos as ferramentas de planejamento, execução e controle das compras públicas ancoradas no processo de licitação”, ressaltou.

(98) 3131-4191, (98) 3131-4192 e (98) 3131-4116