SÃO JOÃO DE TODOS É SUCESSO DE PÚBLICO NOS PRINCIPAIS ARRAIAIS DE SÃO LUÍS

24/06/2015

A festança junina do ‘São João de Todos’, realizado pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de São Luís tem tomado conta de todos os arraiais da ilha. O público está lotando os arraiais, prestigiando e participando das diversas apresentações de bumba-meu-boi, quadrilha, cacuriá e tambor de crioula que dão ritmo à festa nos terreiros espalhados por todo o Maranhão. Em São Luís, a expectativa é de um grande público prestigiando a festança nesta quarta-feira (24), Dia de São João.

Na capital maranhense o arraial Humberto de Maracanã, na Vila Palmeira, o arraial Donato Alves, no IPEM, e o da Maria Aragão, na praça de mesmo nome, tem chamado atenção dos ludovicenses. Em espaços amplos, seguros e estruturados, famílias e pessoas de todas as idades, crianças a idosos, podem festejar São João, São Pedro e São Marçal com apresentações que se estendem até o dia 30 de junho.

“Agora, a alegria se intensifica em todos os arraiais. Trata-se de um momento ímpar no Brasil, no qual os maranhenses se enfeitam, dançam e espalham poesias até o fim do mês de junho, quando a festa culmina na homenagem a São Marçal, no João Paulo”, destacou o governador Flávio Dino.

A população tem aprovado as festividades, dando grande repercussão, inclusive, nas redes sociais, postando fotos e comentários sobre os arraiais de São Luís. Basta uma olhada rápida na internet e já é possível constatar onde a população está frequentando as noites do mês de junho.

Na página oficial do Governo do Maranhão no facebook, Lúcia Costa, aprovou a alegria das festas do ‘São João de Todos’. “Parabéns! Compromisso com a cultura maranhense. Festa junina, gosto muito”, disse a internauta. Ivoneide A. Cavalcante Brito também parabenizou a organização da festança. “Programação maravilhosa, os bois do Maranhão. É um grande espetáculo, viva a cultura maranhense”, parabenizou a internauta.

Arraial do Ipem

Reaberto na sexta-feira passada, o Arraial do Ipem tem alegrado as noites de maranhenses e turistas, nesta temporada de festividades juninas na capital. Promovido pelo Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado da Gestão e Previdência e da Cultura, o Arraial já é sinônimo de sucesso, retirando o Centro Social dos Servidores Públicos do Estado do ostracismo em que se encontrava há mais de dez anos, sem receber reformas estruturais ou abrigar festas populares tradicionais, como a do São João.

Intitulado Arraial Donato Alves, em homenagem póstuma ao famoso cantador do Boi de Axixá, o espaço integra o projeto ‘São João de Todos’, do Governo do Estado. Durante toda a temporada, a cada noite, seis atrações culturais abrilhantam o palco do arraial, que conta com a presença de um intérprete de Libras, em dias de maior movimento e nos finais de semana.

O arraial que está atraindo várias famílias e turistas, também tem movimentado o comércio de artesanatos e comidas típicas, além de valorizar a cultura do Estado. Como não poderia deixar de ser, o tradicional barracão do forró tem animado os amantes do ritmo, todas as noites. Na noite de São João o arraial do Ipem será agitado pelo grupo Lamparina, Boi da Madre Deus, Boi da Lua e dança do Coco Pirinã.

Vila Palmeira

Homenageando “Humberto de Maracanã”, falecido cantador Humberto Mendes, ícone do bumba-meu-boi no estado do Maranhão, o arraial da Vila Palmeira atrai brincantes e turistas. No ponto alto das festividades, dia 24 de junho, quando se comemora o Dia de São João, a principal atração do arraial da Vila Palmeira será a apresentação Boi da Maioba.

Ao falar sobre o grande público nos arraiais, a secretária Ester Marques, explicou que sucesso nos arraiais deve ao esforço de toda a equipe do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís. “O êxito comemorado neste projeto se deve a um esforço bastante acentuado de toda equipe do governo em promover ações transparentes e voltadas a um público amplo, destituindo privilégios e tornando o planejamento para as festas juninas exequíveis, por meio do claro entendimento da importância que estas festas possuem para os maranhenses”, expôs a Secretária de Estado da Cultura, Ester Marques.

Maria Aragão

Com matracas a tiracolo, brincantes também têm lotado a Praça Maria Aragão. O ponto da programação neste Dia de São João será o show de Rosa Reis e bumba-meu-boi de Iguaíba.

(98) 3131-4191, (98) 3131-4192 e (98) 3131-4116