PORTAL DA TRANSPARÊNCIA  |     |  

SÃO JOÃO DE TODOS É SUCESSO DE PÚBLICO NOS PRINCIPAIS ARRAIAIS DE SÃO LUÍS

24/06/2015

A festança junina do ‘São João de Todos’, realizado pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de São Luís tem tomado conta de todos os arraiais da ilha. O público está lotando os arraiais, prestigiando e participando das diversas apresentações de bumba-meu-boi, quadrilha, cacuriá e tambor de crioula que dão ritmo à festa nos terreiros espalhados por todo o Maranhão. Em São Luís, a expectativa é de um grande público prestigiando a festança nesta quarta-feira (24), Dia de São João.

Na capital maranhense o arraial Humberto de Maracanã, na Vila Palmeira, o arraial Donato Alves, no IPEM, e o da Maria Aragão, na praça de mesmo nome, tem chamado atenção dos ludovicenses. Em espaços amplos, seguros e estruturados, famílias e pessoas de todas as idades, crianças a idosos, podem festejar São João, São Pedro e São Marçal com apresentações que se estendem até o dia 30 de junho.

“Agora, a alegria se intensifica em todos os arraiais. Trata-se de um momento ímpar no Brasil, no qual os maranhenses se enfeitam, dançam e espalham poesias até o fim do mês de junho, quando a festa culmina na homenagem a São Marçal, no João Paulo”, destacou o governador Flávio Dino.

A população tem aprovado as festividades, dando grande repercussão, inclusive, nas redes sociais, postando fotos e comentários sobre os arraiais de São Luís. Basta uma olhada rápida na internet e já é possível constatar onde a população está frequentando as noites do mês de junho.

Na página oficial do Governo do Maranhão no facebook, Lúcia Costa, aprovou a alegria das festas do ‘São João de Todos’. “Parabéns! Compromisso com a cultura maranhense. Festa junina, gosto muito”, disse a internauta. Ivoneide A. Cavalcante Brito também parabenizou a organização da festança. “Programação maravilhosa, os bois do Maranhão. É um grande espetáculo, viva a cultura maranhense”, parabenizou a internauta.

Arraial do Ipem

Reaberto na sexta-feira passada, o Arraial do Ipem tem alegrado as noites de maranhenses e turistas, nesta temporada de festividades juninas na capital. Promovido pelo Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado da Gestão e Previdência e da Cultura, o Arraial já é sinônimo de sucesso, retirando o Centro Social dos Servidores Públicos do Estado do ostracismo em que se encontrava há mais de dez anos, sem receber reformas estruturais ou abrigar festas populares tradicionais, como a do São João.

Intitulado Arraial Donato Alves, em homenagem póstuma ao famoso cantador do Boi de Axixá, o espaço integra o projeto ‘São João de Todos’, do Governo do Estado. Durante toda a temporada, a cada noite, seis atrações culturais abrilhantam o palco do arraial, que conta com a presença de um intérprete de Libras, em dias de maior movimento e nos finais de semana.

O arraial que está atraindo várias famílias e turistas, também tem movimentado o comércio de artesanatos e comidas típicas, além de valorizar a cultura do Estado. Como não poderia deixar de ser, o tradicional barracão do forró tem animado os amantes do ritmo, todas as noites. Na noite de São João o arraial do Ipem será agitado pelo grupo Lamparina, Boi da Madre Deus, Boi da Lua e dança do Coco Pirinã.

Vila Palmeira

Homenageando “Humberto de Maracanã”, falecido cantador Humberto Mendes, ícone do bumba-meu-boi no estado do Maranhão, o arraial da Vila Palmeira atrai brincantes e turistas. No ponto alto das festividades, dia 24 de junho, quando se comemora o Dia de São João, a principal atração do arraial da Vila Palmeira será a apresentação Boi da Maioba.

Ao falar sobre o grande público nos arraiais, a secretária Ester Marques, explicou que sucesso nos arraiais deve ao esforço de toda a equipe do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís. “O êxito comemorado neste projeto se deve a um esforço bastante acentuado de toda equipe do governo em promover ações transparentes e voltadas a um público amplo, destituindo privilégios e tornando o planejamento para as festas juninas exequíveis, por meio do claro entendimento da importância que estas festas possuem para os maranhenses”, expôs a Secretária de Estado da Cultura, Ester Marques.

Maria Aragão

Com matracas a tiracolo, brincantes também têm lotado a Praça Maria Aragão. O ponto da programação neste Dia de São João será o show de Rosa Reis e bumba-meu-boi de Iguaíba.
 

VALORIZAÇÃO

Clube de Desconto do Servidor

NORMATIVAS

Regulamento do Centro Social do Servidor
Regulamento do Centro Social do Servidor
Regulamento do Centro Social do Servidor

FORMULÁRIOS

SISTEMAS

Acesso Rápido

Senha para o Portal do Servidor
Boletim Segep
Boletim Segep
Boletim Segep

Links Úteis

Contatos

Contatos

Ouvidoria/Portal do Servidor:
(98) 3131-4191, (98) 3131-4192 e (98) 3131-4116
Localização

Localização

Av. Jerônimo de Albuquerque, Edifício Clodomir Milet, s/nº, Calhau - São Luís/MA. CEP: 65074-220