PORTAL DA TRANSPARÊNCIA  |     |  

CAE RESERVARÁ VAGAS DE ESTACIONAMENTO PARA IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

24/04/2015

Atendendo às Leis que tratam sobre a acessibilidade e obrigatoriedade de destinação de vagas em estacionamentos para idosos, pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), determinou a reserva de 7% das vagas de estacionamento do Centro Administrativo do Estado (CAE) para estas pessoas.
 
Com a medida, das 640 vagas existentes, 45 ficarão de uso exclusivo e receberão sinalização – vertical e horizontal – a partir da próxima segunda-feira (27), para indicar a exclusividade. A medida foi publicada por meio de portaria da Segep.
 
A sinalização e reserva das vagas é apenas a primeira etapa do projeto, que ainda prevê a readequação do espaço, com a construção de rampas e uma rota acessível, que visa promover autonomia e segurança na circulação das pessoas que possuem dificuldade de locomoção, dentro do Centro.
 
O gestor do CAE, Mariton Oliveira, explicou que o projeto de acessibilidade do estacionamento não prioriza somente a reserva das vagas, mas, busca, principalmente, promover a segurança de todos que necessitam transitar pelo espaço. “Nossa preocupação não é somente em atender as leis, mas também as reais necessidades de todos que utilizam este espaço. Contamos com a importante ajuda do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência na elaboração deste projeto, que contribuiu relatando as dificuldades e demonstrando, na prática, tudo que enfrentam no dia a dia”, destacou.

Para o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dylson Bessa, a iniciativa é de grande valia, pois o centro é um local que tem intenso fluxo de pessoas. “A medida garante o que mais buscamos, que é a autonomia do nosso direito de ir e vir. Um órgão público que consegue dar esta garantia de acessibilidade àqueles que necessitam, serve de exemplo para outros órgãos e espaços”, enfatizou.

“Lamentamos por ainda estarmos discutindo o básico daquilo que é garantia das pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção, mas estamos empenhados em transformar a realidade encontrada. Garantir a acessibilidade de todos é uma determinação do governador Flávio Dino e este é apenas o pontapé inicial para o reconhecimento de um direito. Nosso objetivo é ainda muito maior: queremos, também, promover capacitação aos servidores, visando sensibilizar todos em prol da causa”, ressaltou o secretário da Gestão e Previdência, Felipe Camarão.

Das 640 vagas de estacionamento do Centro Administrativo do Estado, 2% serão destinadas para pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção, e 5% para pessoas idosas, o que corresponde a 13 e 32 vagas, respectivamente, além de outra vaga que já é de reserva do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que funciona nas dependências do CAE.

Além da acessibilidade do CAE, a Segep publicou ainda outra portaria (nº 045), determinando que, todos os eventos realizados e/ou apoiados pela Secretaria, deverão atender aos critérios de acessibilidade previstos no Decreto Federal nº 5.296, que estabelece as normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
 
 

VALORIZAÇÃO

Clube de Desconto do Servidor

NORMATIVAS

Regulamento do Centro Social do Servidor
Regulamento do Centro Social do Servidor
Regulamento do Centro Social do Servidor

FORMULÁRIOS

SISTEMAS

Acesso Rápido

Senha para o Portal do Servidor
Boletim Segep
Boletim Segep
Boletim Segep

Links Úteis

Contatos

Contatos

Ouvidoria/Portal do Servidor: (98) 98789-8748 (Oi) e (98) 98331-8319 (Tim)
Localização

Localização

Av. Jerônimo de Albuquerque, Edifício Clodomir Milet, s/nº, Calhau - São Luís/MA. CEP: 65074-220