SEGEP PARTICIPA DO 91º FÓRUM NACIONAL DO CONSAD EM BELÉM

20/09/2013

Normal 0 21 false false false PTBR XNONE XNONE MicrosoftInternetExplorer4

Começou nesta quintafeira 19/09, no Hotel Hilton, em Belém, no Pará, o 91º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração, organizado pelo Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Administração Consad. Durante o evento, que reúne secretários de estado de Administração/Gestão de todo o Brasil, serão discutidas ações que promovam melhorias e inovação nas práticas de governança dos estados brasileiros. O subsecretário de Estado da Gestão e Previdência Segep, Marcos Fernando Jac, está representando o titular do órgão, Fábio Gondim, no encontro que acontece até amanhã 20/09.
Um dos principais temas da pauta é o debate da política de recomposição dos salários estaduais, com relatos de experiências de reajustes com e sem a database. De acordo com o presidente do Consad, Eduardo Diogo, o Fórum de Belém terá um importante papel na reflexão sobre as manifestações populares que exigem de todas as instâncias do poder público o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados à sociedade.
Nesta edição do encontro, o cientista político e professor da Fundação Getúlio Vargas, Fernando Abrúcio, irá falar sobre “As manifestações juninas e a gestão pública: razões profundas e efeitos institucionais da mobilização popular”, no qual fará uma análise sobre os fatores que culminaram no movimento e como a gestão pública constitui, ao mesmo tempo, problema e solução frente a estes manifestos populares. Fernando Abrúcio ainda vai enfatizar como a questão da colaboração federativa tem um papel chave no redesenho das políticas de gestão pública, sem esquecer de ressaltar os desafios mais específicos dos governos estaduais.
Equilíbrio fiscal das contas públicas
Já a presidente do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais Gefin, Célia Maria Silva Carvalho, ministrará palestra sobre a articulação do Gefin/Confaz no contexto federativo. O grupo presta assessoramento fiscal e financeiro aos secretários de Fazenda, Finanças e Tributação no Conselho Nacional de Política Fazendária, com o objetivo de buscar o equilíbrio fiscal das contas públicas estaduais.
Outro destaque do fórum é a palestra “A evolução da liderança no setor público”, com a participação da professora visitante da Fundação Dom Cabral, Rosana Reis. A programação também contempla a divulgação dos resultados finais do ciclo de ações do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização Prodev: Sistema de informação da pesquisa salarial, indicadores de gestão para resultados e banco do conhecimento.

(98) 3131-4191, (98) 3131-4192 e (98) 3131-4116