SEGEP PROSSEGUE COM AS OBRAS DE REFORMA DO CENTRO SOCIAL DO SERVIDOR

17/11/2014

A Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep) segue adiante com as obras de reforma do Centro Social do Servidor, no Calhau. A secretaria está efetuando melhorias nas pousadas, no Ginásio de Esportes e no prédio da supervisão administrativa do Programa de Atenção Integrada para o Aposentado (PAI). O PAI é, atualmente, uma atividade institucional e permanente dentro da Secretaria Adjunta de Seguridade do Servidor/Segep que envolve os aposentados e pensionistas do Estado.

Das 27 pousadas do Centro Social do Servidor, 15 foram beneficiadas na 1ª etapa da reforma promovida pela Segep. A reforma consiste em beneficiamentos estruturais, como: troca de piso, esquadrias (portas, janelas e grades de proteção), pintura geral e revestimento interno com cerâmica. Em decorrência do desgaste provocado pelo tempo de uso e a maresia, também foram providenciados reparos nas instalações elétricas, hidráulicas e na rede de esgoto externa das pousadas.

Para a ocupação das pousadas, existe um sistema de sorteio pela internet, do qual podem participar, mediante inscrição pelo site da Segep, todos os servidores do Estado, tanto da capital como do interior. De acordo com lei, o servidor sorteado paga uma taxa de utilização diretamente ao Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (FEPA).

O processo de reforma do Centro Social do Servidor ainda contemplou adaptações, como a construção de rampa e banheiro ajustado, para facilitar o acesso e o uso de pessoas com dificuldade de locomoção, no Ginásio de Esportes. Na entrada principal do Centro, está sendo finalizada a obra de uma guarita provida de cancela eletrônica para controle do fluxo de veículos que adentram o local.

Assim como o Ginásio de Esportes, o campo de futebol do Centro Social do Servidor recebe manutenção frequentemente, devido ao uso regular por parte de servidores e aposentados. Já o prédio da supervisão administrativa do PAI recebeu nova pintura, teve a parte elétrica e o telhado revisados, além das grades de proteção das janelas trocadas.

Restaurante Barramar – A reforma empreendida no Centro Social do Servidor abrangeu ainda o Restaurante Barramar, na Av. Litorânea. A obra de recuperação do local está sendo executada pela empresa vencedora da licitação aberta pela Segep. O contrato para cessão de uso oneroso do restaurante tem a vigência de 24 meses. Por ser um imóvel do FEPA, os recursos referentes à ocupação, constituirão receita deste Fundo.

Na abertura do XVIII Encontro dos Aposentados do Serviço Público Estadual, realizado em setembro, o secretário da Segep, Marcos Fernando Jacinto, aproveitou a oportunidade para informar a respeito das melhorias realizadas no Centro Social do Servidor.

“Essas iniciativas fazem parte do processo de valorização dos nossos servidores e aposentados. O Centro Social do Servidor é o local de lazer, confraternização e representa um ponto de referência dentro das diversas instalações e equipamentos da administração pública. Essas reformas, juntamente com a revitalização do Restaurante Barramar, trazem mais uma opção de lazer e oportunidade de contemplar a bela paisagem da Bahia de São Marcos”, frisou Marcos Fernando Jacinto.

Atividades do PAI – Mesmo com o avanço das obras de reforma do Centro Social do Servidor, o calendário de atividades semanais do PAI continuou transcorrendo normalmente, com a realização diária de diversas oficinas – natação, hidroginástica, ginástica localizada, alongamento e alongamento consciente, yoga, dança de salão, dança folclórica, futsal, tai-chi-chuan e oficina da memória – e cursos de macramê, pintura em tela, artesanato, entre outros. Na parte da saúde preventiva, ainda é prestado atendimento fisioterápico aos aposentados, pensionistas e servidores ativos do Estado, nas dependências do Centro Social.

Além disso, constantemente, são feitas exposições de arte, passeios e viagens com grupos de aposentados, acompanhados de técnicos do PAI. Vacinação contra gripe, Mutirões da Catarata e do Glaucoma, Encontro dos Aposentados, comemorações de datas e períodos festivos, como dia das mães e dos pais, Carnaval, São João e Natal, também integram o calendário anual de atividades do PAI.

(98) 3131-4191, (98) 3131-4192 e (98) 3131-4116