SEGEP E SSP INICIAM PARCERIA NAS ÁREAS DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA E CAPACITAÇÃO

27/06/2014

A partir do trabalho conjunto, as Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep) e a de Segurança Pública firmaram sólidas parcerias em áreas estratégicas das duas secretarias.

O secretário de Estado da Gestão e Previdência, Marcos Fernando Jacinto, apresentou o portfólio das atuações em diversos segmentos. “A Segep tem como um dos seus objetivos, ser indutora do processo de modernização da gestão pública estadual e prover soluções que aperfeiçoem os processos de gestão da máquina pública, além de valorizar e investir na formação de competências e valorização das pessoas que trabalham no Estado. A Segep tem a expertise, a estrutura, o pessoal capacitado e a vontade de apoiar; então a parceria está feita. Ao mesmo tempo vamos absorver as melhores práticas da Secretaria de Segurança, sendo uma ótima oportunidade para a troca de experiência e conhecimento”, afirmou Marcos Fernando.

Uma equipe composta pelo gestor da Assessoria de Projetos, Fernando Fernandes; o assessor de Planejamento, Ivo Correa e o diretor da Escola de Governo do Maranhão (EGMA), Carlos Henrique Paixão, reuniu-se com a equipe da SSP para traçar um diagnóstico das necessidades daquela secretaria e elaborar um plano de ação para melhor atendê-los.

Inicialmente foram identificadas oportunidades de cooperação nas áreas de digitalização e virtualização de Processos, (projetos que a Segep já teve a oportunidade de implantar em outros órgãos do Estado) e capacitação da equipe técnica da SSP com foco em Planejamento Estratégico, Prestação de Contas, Gestão de Projetos, Contabilidade Pública, a fim de atender as demandas de órgãos fiscalizadores e melhorar a gestão.

Outras demandas devem ser identificadas e atendidas por essa parceria. Na oportunidade, o diretor da EGMA, Carlos Henrique Paixão, fez uma explanação sobre a nova estrutura da Escola de Governo, que conta com sete salas de treinamento, dois laboratórios de informática (com 20 computadores em cada), auditório com capacidade para 200 pessoas, sala de reunião, administração e estacionamento. “Estamos à disposição de vocês, além da estrutura poderemos sentar juntos e nos adaptar à necessidade específica de cursos e treinamentos para a SSP”, frisou.

Esta semana, a equipe das duas secretarias estará em campo elaborando um programa de treinamentos para atender as demandas levantadas, utilizando a Escola de Governo como operadora dos treinamentos e capacitações da equipe da SSP, além dos técnicos da Segep que irão atuar nas demandas de digitalização e virtualização de processos. “Nosso dever é apoiá-los e de acordo com o direcionamento do nosso Secretário vamos levar nosso pessoal até a Secretaria de Segurança para fazer um diagnóstico de onde e como poderemos auxiliá-los” prontificou o gestor Fernando Fernandes.

O secretário de Estado da Segurança, Marcos José de Moraes Affonso Junior, afirmou que a Segep é uma secretaria que também cuida de outras secretarias e que, juntamente com a SSP, as duas podem trabalhar visando o bem comum da população. “A parte de gestão e treinamento podem nos ajudar a prestar melhores serviços à comunidade”.