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Implantação do SEI!Maranhão gera economia de mais de um milhão de folhas de papel em 50 dias

05/02/2024

Ferramenta foi implantada em dezembro e moderniza a administração pública, substituindo processos físicos por eletrônicos
 
Mais de um milhão de folhas de papel, poupando mais de cem árvores. Essa é a estimativa de economia no Governo do Maranhão 50 dias após a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI!). Adotada pelo Estado desde o mês de dezembro de 2023, a ferramenta substitui processos físicos por eletrônicos, reduzindo e, em alguns casos, eliminando completamente o uso de papel nas repartições públicas estaduais. 
 
A estimativa de economia foi obtida a partir de uma calculadora de impacto que considera experiências de implantação do SEI! no Governo Federal e em outros estados e municípios onde a ferramenta já está consolidada. Até o momento, o sistema registrou 15.609 usuários internos e 2.954 usuários externos cadastrados. Foram, ainda, 41. 288 processos gerados. Em números absolutos, a economia de papel é estimada em 1.362.504 folhas, ou o equivalente a 136 árvores. 
 
“Com a implantação dessa ferramenta, estamos dando um salto em sustentabilidade, eficiência e modernização dos nossos processos. Essa transição representa não apenas uma  modernização tecnológica, mas um avanço em termos de governança e, por consequência, melhores serviços prestados para todo o Maranhão”, pontua o governador do estado, Carlos Brandão.
 
A implantação do SEI! é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Administração (Sead) e a Agência de Tecnologia da Informação (ATI).  “O sucesso dessa iniciativa reafirma o compromisso da gestão do governador Carlos Brandão com a transparência, a celeridade e a economia na administração pública, valorizando os servidores e contribuindo para inserir o Estado numa era de transformação digital”, afirma o secretário da Sead, Guilberth Garcês. 
 
APOIO
 
Cada secretaria e órgão estadual conta com um Comitê Setorial de Gestão (CSG). Esses grupos foram responsáveis pela implantação do SEI! em cada secretaria e órgão estadual e, durante as semanas de transição, deram apoio aos demais servidores, funcionando como pontos de apoio e esclarecimento de dúvidas. Durante todo o ano de 2023, os servidores tiveram acesso ainda a treinamentos gratuitos e rodadas de esclarecimento de dúvidas, realizadas tanto de forma coletiva quanto individualizada. 
 
Para quem usa a ferramenta diariamente, o saldo é positivo e o esforço de adaptação ao digital é compensador. “Adaptar ao digital é um processo, que demanda inclusive uma mudança de cultura organizacional. Mas eu diria que a melhoria com a implantação do SEI! é de mil por cento, em agilidade, eficiência e sustentabilidade. É importante que cada servidor continue participando dos treinamentos, estudando a ferramenta e trabalhando para usar o sistema de forma cada vez melhor”, destaca a servidora Miryan Sousa, que integra o Comitê Setorial de Gestão da Sead. 
 
SAIBA MAIS
 
Utilizado em mais de 200 órgãos em diversas esferas públicas administrativas no país inteiro, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) é uma ferramenta de produção e gestão de documentos e processos eletrônicos, desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedida gratuitamente à administração pública.
 
O SEI! integra o Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa conjunta de diversos órgãos visando construir uma infraestrutura pública para a administração de processos e documentos.

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