PORTAL DA TRANSPARÊNCIA  |     |  

Governo moderniza licitações e compras governamentais com implantação da Salic

01/08/2023

 


Em um passo importante rumo à modernização dos processos de compras governamentais, o Governo do Maranhão implantou a Secretaria Adjunta de Licitações e Compras Estratégicas (Salic). O órgão integra a estrutura da Secretaria de Estado de Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep) e foi instituído por meio do Decreto nº 38.425 de 20 de julho de 2023. 


Além de se alinhar à nova Lei de Licitações, normativa federal que visa otimizar e aprimorar as práticas de aquisição de bens e serviços pela administração pública, a criação da Salic vai centralizar as licitações dos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual, ampliando a transparência na gestão das compras públicas do Estado e melhorando a utilização dos recursos públicos. 


O secretário da Segep, Guilberth Garcês, destacou a importância da medida. “Além de atender a exigências da legislação federal, essa estrutura representará uma evolução na forma como o Estado conduz suas aquisições. A iniciativa atende também a um dos objetivos da gestão do governador Carlos Brandão, trabalhando para o uso racional e equilibrado dos recursos públicos, de modo a contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Maranhão”, afirmou o secretário da Segep. 


BENEFÍCIOS


A centralização das compras estaduais trará vantagens ao Estado. A redução de custos unitários é uma das principais, já que a centralização possibilitará compras em maior escala e, por consequência, a possibilidade de negociar preços mais vantajosos. Além disso, haverá uma redução significativa nos custos operacionais, tornando o processo de contratação mais eficiente e simplificado.


Outro ponto relevante é o processo de padronização e catalogação de itens, que permitirá ao governo utilizar seu poder de compra para estimular práticas inovadoras e sustentáveis no mercado, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do estado. "Também haverá redução do número de processos licitatórios. Isso significa economia de recursos e uma diminuição do custo burocrático. Padronizando os itens demandados, teremos ganhos de qualidade e eficiência”, disse a adjunta da Salic, Aline Vasconcelos. 


SAIBA MAIS


O prazo para o funcionamento efetivo da Salic é de até 30 dias após a publicação do Decreto, e a secretaria atuará conforme as diretrizes estabelecidas no documento, promovendo a transparência, publicidade e a otimização da interação com o mercado fornecedor. Os decretos nº 38.082, de 13 de janeiro de 2023, e nº 38.192, de 27 de março de 2023, permanecem em vigor. 


O decreto também estabelece que os órgãos e entidades do Poder Executivo estadual deverão formalizar sua participação nas contratações centralizadas por meio de termos de anuência, indicando suas demandas de bens e serviços no período de vigência da contratação centralizada.


VALORIZAÇÃO

Clube de Desconto do Servidor
Perícias Médicas Iprev

FORMULÁRIOS

Perícias Médicas Iprev

SISTEMAS

Acesso Rápido

Boletim Segep
Boletim Segep
Boletim Segep
Boletim Segep

Links Úteis

Contatos

Contatos

Ouvidoria/Portal do Servidor:
(98) 3210-3218, (98) 3210-3249
Bem-Estar
(98) 98487-8404
Funben
(98) 3311-4700, (98) 3210-3246 e (98) 3210-3230
Horário de funcionamento: 8h às 18h
Horário de atendimento: 8h às 18h
Localização

Localização

Av. Jerônimo de Albuquerque, Edifício Clodomir Milet, s/nº, Calhau - São Luís/MA. CEP: 65074-220