SEGEP PARTICIPA DA CERIMÔNIA DE FORMATURA DOS CANDIDATOS A DELEGADOS DA POLÍCIA CIVIL DO MARANHÃO

31/03/2014

Na noite dessa sexta-feira 28, o Auditório da Federação das Indústrias do Maranhão Fiema lotou durante a cerimônia de encerramento do Curso de Formação Profissional dos 129 candidatos ao cargo de delegados de Polícia Civil do Estado. Presentes no evento, superintendentes, diretores de órgãos da Polícia Civil, representantes do Sistema de Segurança, associações e sindicatos, além de familiares e amigos dos formandos.

Integraram a mesa da cerimônia: o secretário Chefe da Casa Civil, João Guilherme Abreu representando a governadora Roseana Sarney; o secretário de Estado de Segurança Pública SSP, Aluísio Mendes; o secretário de Estado da Gestão e Previdência Segep, Fábio Gondim; o secretário adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos da SSP, Laércio Costa; o secretário adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional da SSP representando o Comando Geral da PMMA, Cel. Antonio Roberto dos Santos e Silva; a delegada Geral de Polícia Civil do Maranhão, Maria Cristina Meneses; o secretário Municipal de Segurança com Cidadania representando o prefeito Edivaldo Holanda Junior, Breno Galdino; o comandante Geral do Corpo de Bombeiro Militar do Maranhão CBMMA, Cel. Wanderley Pereira; o diretor da Academia Integrada de Segurança Pública Aisp, Mauro Costa da Rocha; e o presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Maranhão, delegado Marconi Chaves Lima.

Ministrado pela Academia Integrada de Segurança Pública Aisp, o curso de formação encerrou a última etapa do Concurso Público promovido pelo Governo do Estado, para provimento de cargos da Polícia Civil. A realização de todas as etapas do processo seletivo foi de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas FGV.

Durante mais de dois meses, os candidatos receberam noções e conhecimentos de disciplinas, como, educação física, defesa pessoal, armamento e tiro, ética e cidadania aplicada à atividade policial, psicologia e saúde aplicada, direitos humanos, investigação e inteligência policial, investigação de crimes cibernéticos, legislação especial, entre outras. Concluída a capacitação, agora o Governo do Estado começará o processo de nomeação e posse dos novos profissionais.

Cerimônia

A execução do hino nacional deu início à solenidade. Em seguida, houve a leitura do Juramento, pelo formando Marcos Robert de Sousa Amorim, e do discurso de Doriel Ângelo Mota Sardinha, também formando e orador da turma.

"A governadora Roseana deu prioridade para a realização desse concurso, o maior já promovido para a área de Segurança. Tivemos, inclusive, que adequar o orçamento para que pudéssemos incorporar esse volume de novos profissionais que chegam para reforçar os trabalhos das polícias. Esses alunos vieram de uma preparação intensiva e tiveram acesso a várias disciplinas importantes. Foi um grande aprendizado em prol da sociedade. Os que serão empossados, agora se juntam aos 1.800 militares, 320 investigadores, escrivães e profissionais da Polícia Civil e 120 bombeiros que já estão nas ruas em todo o Estado", destacou o secretário Chefe da Casa Civil, João Abreu, que parabenizou os concludentes da capacitação.

O secretário Aluísio Mendes lembrou de todo o processo de preparação para a realização do maior concurso para a Segurança Pública, já realizado no Maranhão. "Assim que assumi a Secretaria de Segurança, me deparei com a gigantesca defasagem dos efetivos das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros. Estabelecemos como prioridade de minha gestão, a recomposição dessas corporações. Hoje, o Governo terá condições de atender grande parte das cidades, que antes não tinham policiais. Já adquirimos mais 400 novas viaturas, além de modernos equipamentos. Tudo isso para que as famílias maranhenses tenham mais tranquilidade. Será um ganho bastante considerável para a sociedade", pontuou o titular da SSP.

"Passamos por várias fases até chegarmos à realização desta formatura. Foi um certame muito difícil, criterioso, e, acima de tudo, um trabalho bem planejado e responsável. A partir de hoje, a vida dos que concluíram essa última etapa muda significativamente. Temos certeza de que irão desempenhar com muita competência as suas funções. Quanto à homologação e nomeação, virão no menor espaço de tempo possível, embora ainda seja preciso um período para que as notas sejam processadas. Porém, o mais importante é que temos aqui, a demonstração clara da sensibilidade e do comprometimento da governadora Roseana Sarney com a Segurança Pública. Desde já, agradecemos aos novos delegados pelo desempenho das suas funções", declarou o secretário de Gestão e Previdência, Fábio Gondim.

Já a delegada Geral, Maria Cristina Meneses, afirmou que, "a incorporação dos novos profissionais em muito irá colaborar para que a Polícia Civil enfrente cada vez de forma mais efetiva, a violência. Iremos, com este ingresso, ampliar o atendimento à população demandante dos nossos serviços. Acreditamos no compromisso, profissionalismo, seriedade e dedicação de todos os futuros delegados de Policia Civil".