A Feirinha da Agricultura Familiar, que já se tornou um evento tradicional para os servidores estaduais, movimentou o hall do Edifício Clodomir Millet na terça-feira (04). A atividade é promovida por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep) e o Sistema SAF - formado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma).
Com diversas opções de verduras, legumes e até plantas ornamentais, além de produtos como castanhas, mel e doces caseiros, a feirinha oferece aos servidores a oportunidade de comprar alimentos frescos e de qualidade diretamente de pequenos produtores locais.
O secretário de Estado de Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores, Guilberth Garcês, ressaltou a importância da feirinha. “A iniciativa promove a alimentação saudável e a preço justo para os servidores, além de incentivar e valorizar a agricultura familiar. É uma parceria muito produtiva com o Sistema SAF, dentro das determinações do governador Carlos Brandão”, afirmou o secretário.
BENEFÍCIOS
A iniciativa traz benefícios tanto para os agricultores, que têm um espaço a mais para comercializar a produção, quanto para os servidores, que se beneficiam da praticidade de ter os produtos disponíveis no próprio local de trabalho. Para a agricultora Sueli Rodrigues Aguiar, a participação compensa. “Recebemos todo o apoio, para chegar aqui e voltar para casa, e as vendas também compensam”, contou ela, que comercializa macaxeira, vinagreira e alface, entre outros produtos.
Camila Moreira, servidora da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), também aprovou. “É uma iniciativa maravilhosa tanto para os produtores, que podem incrementar a renda, quanto para os servidores, que não precisam se locomover para outros espaços. Além dessa praticidade, a gente também pode comprar um alimento que realmente é saudável, sem agrotóxicos.