PORTAL DA TRANSPARÊNCIA  |     |  

Servidores estaduais participam de roda de conversa sobre “Racismo no Ambiente de Trabalho”

21/03/2023

Servidores estaduais participaram, na manhã desta terça-feira (21) de uma roda de conversa intitulada “Racismo no Ambiente de Trabalho”. Mediada pelo pedagogo Rodson Salazar, a atividade foi alusiva ao Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial e integra, ainda, a programação do Espaço Bem-Estar, projeto executado pela Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep). 
 
O evento foi realizado na área de vivência do Espaço Bem-Estar. Durante a manhã, os servidores puderam trocar conhecimentos e experiências sobre o tema. Histórico do racismo no Brasil, racismo estrutural e atendimento humanizado no serviço público foram alguns dos assuntos abordados. 
“É importante que o serviço público discuta este tema. Hoje trouxemos um pouco de como se dá o racismo nas empresas. É algo que está bem escondido, mas existe, é forte e, se não for combatido, pode atrapalhar a rotina e o crescimento do serviço público. Assim, é preciso que se faça uma avaliação de todas as estruturas discriminatórias existentes na sociedade”, explica Rodson Salazar. 
HUMANIZAÇÃO
Para a assistente social do Espaço Bem-Estar, Adriana Dutra, a atividade contribui também para melhorar a qualidade do serviço prestado pelo Estado à população. “Através dessas rodas de conversa, promovemos a discussão de diversas temáticas importantes para os servidores, a fim de que eles possam disponibilizar um bom atendimento à população a partir do que aprenderem aqui”, avalia. 
Os servidores que participaram da atividade também aprovaram a programação. “Eu achei muito importante, porque tratamos muitas situações que acontecem no nosso dia a dia como servidores. Recebemos orientações que poderemos levar para a vida. Espero que hajam outras palestras e outros momentos de conhecimento como este”, comentou a servidora Beatriz Dionizio, da Segep. 
AUTOCONHECIMENTO
Nesta quarta-feira (22) o tema da Roda de Conversa será “Autoconhecimento como Pilar Fundamental para o Empoderamento Feminino”. A programação será realizada às 15h, na área de vivência do Espaço Bem-Estar. 
A atividade contará com a participação da palestrante e oradora Ana Carolina Arruda, que também é assistente social coach de carreira e analista do comportamento. A programação é voltada para todos os servidores estaduais.

VALORIZAÇÃO

Clube de Desconto do Servidor
Perícias Médicas Iprev

FORMULÁRIOS

Perícias Médicas Iprev

SISTEMAS

Acesso Rápido

Ouvidoria
Boletim Segep

Links Úteis

Contatos

Contatos

Ouvidoria/Portal do Servidor:
(98) 3210-3218, (98) 3210-3249
Bem-Estar
(98) 98487-8404
Funben
(98) 3311-4700, (98) 3210-3246 e (98) 3210-3230
Horário de funcionamento: 8h às 18h
Horário de atendimento: 8h às 18h
Localização

Localização

Av. Jerônimo de Albuquerque, Edifício Clodomir Milet, s/nº, Calhau - São Luís/MA. CEP: 65074-220