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Ouvidoria do Servidor realiza ação de cidadania para marcar a passagem do Dia Internacional contra a Corrupção

12/12/2016

No Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado na sexta-feira (9), a Ouvidoria do Servidor da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), realizou uma ação de cidadania para marcar a passagem da data. A iniciativa teve o intuito de contribuir para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no Maranhão. O evento aconteceu no hall de entrada do edifício Clodomir Milet, no Centro Administrativo do Estado (CAE), no período das 9 às 16h. 
 
“Achamos importante realizarmos esta ação, nesta data, devido a Ouvidoria do Servidor constituir-se um canal de controle e transparência, envolvido diretamente no combate à corrupção”, afirmou o ouvidor da Segep, Luís Henrique Gonçalves França. Na ação, a Ouvidoria distribuiu material informativo sobre o tema do dia e, também, sobre os canais de contato disponibilizados aos cidadãos, para que possam solucionar dúvidas, fazer denúncias, reclamações, solicitações ou até mesmo elogios. “Além do repasse das informações, a Ouvidoria também prestou atendimento aos servidores e usuários do CAE, gerando senhas de acesso ao Sistema do Portal do Servidor”, comentou Luís Henrique.
 
Rafael Fonseca Mondego, servidor da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), considerou importante a ação de cidadania da Ouvidoria. “Na maioria das vezes, os servidores não se atentam em saber que, no Governo, existe um órgão ou setor que pode prestar esse atendimento de informação, recebimento e resposta às reclamações, denúncias e solicitações. Por isso, é importante conhecer o funcionamento e saber da eficiência do trabalho prestado pela Ouvidoria”, avaliou Rafael. 
  
A ouvidora da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado do Maranhão (Arsema), Fernanda Moraes, elogiou a ação e parabenizou o trabalho da Ouvidoria do Servidor. “A Ouvidoria do Servidor está desempenhando um papel exemplar, aproximando o servidor. E, para isso, nada melhor do que a disponibilização deste canal de transparência, aqui, neste local, para fazer essa divulgação, conscientizando os servidores a participarem da estrutura e gestão governamental”, observou Fernanda.

Canais de contato 

e-SIC – Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC – MA). Desde a implementação do sistema, a Ouvidoria/Portal é o setor da Segep responsável por atender as solicitações de acesso às informações públicas, sobre a Secretaria, solicitadas pelos cidadãos. É o setor que faz a triagem das demandas recebidas, encaminha aos setores competentes e posteriormente responde ao solicitante.
 
e-OUV – A Ouvidoria também realiza atendimento através do Sistema e-OUV, do Governo Federal, para formalizar as demandas dos usuários. O sistema é um canal integrado para encaminhamento de manifestações a órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. Está disponível na internet e funciona 24 horas.

SERVIÇO – Ouvidoria/Portal do Servidor: 
 
Atendimento presencial 
 
Na Unidade central do VIVA, localizada na Av. Beira Mar, no antigo Cassino Maranhense;
 
Na sede da Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep), Avenida Jerônimo de Albuquerque, Edifício Clodomir Milet, térreo, s/n, Calhau.

Atendimento por telefone – (98) 3131 4116
 
Aplicativo Portal do Servidor – disponível, gratuitamente, para sistemas operacionais (Android) (IOS)
 
Atendimento por e-mail – ouvidoriasegep@gmail.com
 

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